O Natal cada vez mais parece ser uma ocasião em que a boa vontade é apenas um hino natalício sem grande valor intrinseco.
Aquilo que se vê, nas ruas pelo menos, é uma crescente falta de respeito pelo outro que vai pouco ao encontro da suposta boa vontade que supostamente no Natal aumenta.

Fui a Lisboa uns dias antes do Natal e mais uma vez constatei o caos e loucura que domina as pessoas nesta altura tornando-as ainda mais inconscientes.
Qualquer um poderá verificar como aumenta o número de ambulâncias a correr nas ruas da cidade assim como carros de polícia. De poucos em poucos minutos lá vem mais uma sirene informar de mais uma inconsciência natalícia.
O que me surpreendeu e incomodou foi ver que os automobilistas não sabem o que fazer quando uma ambulância necessita passar e o caos aumenta. O condutor português conduz colado ao da frente e não é precavido nem tem formação cívica para saber o que fazer numa emergência. É ver condutores paralisados com a ambulância atrás a querer passar e eles nem para um lado nem para o outro, á espera que o semáforo fique verde para sair da frente... ou vê-los em manobras complicadas para tentarem descolar-se uns dos outros e deixar passar a ambulância...

É preciso sangue frio para ir a Lisboa de carro nestes dias natalícios. O semáforo passa a verde, mas vem uma ambulância em da direita com semáforo vermelho, e eu espero que passe para não me ir cruzar na frente dela e atrapalhar, mas já tenho o gajo de trás a apitar e levantar os braços por eu não ter arrancado logo.

O aceleramento é notório nestes dias também assim como o número de mortes que para uma festa que devia ser de família e Paz torna-se bastante vergonhoso. O stress domina e a inconsciência e os acidentes aumentam.

Atenção redrobada no Natal se anda na estrada pois o número de inconscientes a conduzir aumenta consideravelmente.

Atenção também se é peão e anda a pé pois nesta altura os automobilistas também se tornam mais selvagens invadindo passeios e segundas filas sem respeito algum pelos peões e deficientes.

Para me convencerem de que o Natal traz alguma boa vontade terão de me mostrar como o Natal torna as pessoas mais respeitadoras e o que acontece na verdade é o contrário e o cidadão pressionado pelo Natal modifica-se e torna-se mais egoista em vez de mais solidário. Por querer dar aos seus e não falhar com os seus, acaba ignorando e desprezando ainda mais os outros no Natal. Se antes não estacionava em 2ª fila, no passeio, na passadeira... no Natal estaciona.
No Natal nada parece mal e todos dão um desconto penso mas o que vejo é stress, irritação, ambulâncias, carros de polícia, sirenes, buzinas, barulho... fooommm fooommm na cabeça a toda hora...
Como é possível estar consciente assim????

Tudo a correr para o Natal e correndo para o Natal até matamos outras pessoas por vezes, na estrada, em acidentes de pressa, de inconsciência...

Tudo ao contrário do que devia ser o Natal parece-me a mim e com a promoção do Natal comercial em detrimento do Natal Espiritual e familiar, não vejo com bons olhos o futuro do Natal e Ano Novo como época de renovação e meditação e mudança. Pelo contrário o Natal transforma-se nisto que já estamos a ver... uma série de cidadãos programados para correr, comprar presentes e peru.

Têm trabalhado bem os senhores da elite ao acabar com toda espiritualidade do Natal e comercializá-lo o mais possível tornando-o em apenas mais um produto comercial.

Felizmente em muitas famílias ainda é uma época de espiritualidade e podemos sempre orar por um mundo melhor e diferente se não gostamos deste e aproveitar o Natal e Ano Novo para as mudanças interiores que nos permitem ser felizes.

Então Bom Natal e Feliz Ano Novo Espiritual!

0 comentários