Qual a linha á direita que conresponde á linha da esquerda "Exhibit 1"?

A, B ou C?

Parece fácil e evidente não é? Se você não está sob efeito de alguma droga a resposta evidente será a linha A.

Mas será assim tão evidente quando estamos sob a pressão de um grupo social como demonstrou o experimento Asch?

Um sujeito sob a pressão de um grupo pré instruído para dizer que a linha que conresponde ao "Exhibit 1" é a B ou a C, influencia de tal forma o sujeito que ele ou começa a duvidar do que vê ou apenas deseja ser/ver igual aos outros. O sujeito até resiste algumas vezes ao início e na 1ª rodada diz que é a A enquanto todos outros dizem B, na 2ª ainda diz que é A, mas á 3ª ou 4ª já começou a alucinar e a ver B também :) quem precisa de drogas com tantos pastores?

No experimento Asch chegaram ao número de 32% de pessoas que responderam incorretamente mas experiências e hoje em dia deve ser bem maior. É assim que age muito ser humano, não confiando em si e com medo de ir contra os outros, contra a normalidade, a maioria. Por isso todos temos que fazer parte de alguma coisa como clube de futebol, religião, política, clube social e pertencer , pertencer para ser, ser normal, ser aceite, ser alguma coisa, alguém?, quem?

Parece fácil controlar o ser humano e é fácil com o controle dos meios de comunicação que formam as opiniões públicas hoje em dia. Como seria possível que uma mentira como o 11 de setembro passasse e/ou houvesse guerra no Iraque por causa de armas de destruição maçiça, sem o povo ter encarneirado naquilo que lhe impingiram? E assim mentiras tão evidentes como a do experimento Asch ou guerra do Iraque vão passando na boa sem problemas porque a própria opinião pública trata de condenar e queimar os infiéis que se insurgem contra a mentira.

Um vídeo com um exemplo do experimento Asch.

Video: The Incredible Power of Conformity

1 comentários

  1. Anónimo  

    domingo out. 26, 12:20:00 da tarde

    Cara o pior disso tudo de controle mental e de vigilancia total, é quando isso acontece,no seu local de trabalho, eu já sofri isso e é horrivel, vç passa a duvidar de tudo e de todos mesmo quando vç sai daquele emprego.Só há uma forma de acabar com essa manipulação, é acreditarmos cada vez mais no poder de DEUS e da verdade, verdade essa que é um dom que ele deu a poucos e que não podemos despediçar, verdade essa que irá nos dar força para lutar contra esses satanicos como por exemplo a rede globo em parceria com governo lula molusco.Ou será que vç não viu quando um agente da swat foi dar entrevista na ana maria, que ele disse que a culpa da falta de preparo da policia no caso Eloá era do governo ela desconversou totalmente isso é manipulação total cara sem falar na manipulação sobre as eleições americanas sem falar tbm no que todos comentam sobre o tal crescimento do Brasil que é a maior mentira da historia politica do Brasil.